4.13.2006

Significados da vitória na luta de França

A vitória da luta contra o Contrato Primeiro Emprego, na França, tem um enorme valor político. É verdade que a França tem tradição de cidadania e luta social. No entanto, a luta contra o CPE trouxe para a rua trabalhadores e estudantes, gerações diferentes, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos.

A participação da juventude foi assinalável. As manobras organizadas pela polícia, que infiltra elementos violentos para causar distúrbios, aliadas aos grupos que entendem que a revolução se faz da violência gratuita e sectária ficaram politicamente isoladas, apesar da mediatização das imagens. A reacção da direita que proclamou o direito a ir às aulas não passou de escassas centenas de pessoas que se juntaram meia dúzia de vezes.

A demagogia de que a precariedade e o despedimento arbitrário é que criam postos de trabalho ficou reduzida a cinzas com as manifestações de centenas de milhares e milhões de pessoas. É a argumentação neoliberal que, em nome da competitividade e da modernidade, acusa os trabalhadores de serem os responsáveis pelo desemprego pois recusam-se a trabalhar por salários diminutos e sem direitos.

 

Continua aqui.