5.05.2006

Stock options?

O mercado tem destas coisas. Não o mercado da minha terra onde compramos a fruta e o peixe fresco. O mercado mercado. Os negócios, os capitais, a economia…

Qualquer pessoa pode negociar na bolsa – desde que tenha dinheiro claro. Mas jogar na bolsa com a garantia de que se ganha sempre não é para todos. Mas é para alguns.

É quase como jogar no totobola, só com triplas e não se pagar nada.

 

Segundo percebo o caso é o seguinte:

As administrações das empresas cotadas em bolsa adoptaram uma moda internacional, as stock options, qualquer coisa parecida com “opções armazenadas”.

Acontece uma stock options quando uma administração de empresa decide atribuir aos membros do conselho de administração e a um determinado grupo de quadros (não é todos) da empresa a opção de poder comprar acções da própria empresa que ela própria tem em carteira a um determinado tempo.

(…)

Claro que o mercado de capitais é desenvolvido por gente inocente e desinteressada. Claro que os trabalhadores não têm que passar por estas responsabilidades e esta difícil gestão.

Claro que no caso do presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto, só podemos dizer que o homem é um empresário e um investidor dinâmico e criativo. Ganhou quanto? 922,7 mil euros? “Sem espinhas”?

Coitado do homem, ele até ganha pouquinho. Compreende-se, o país está em crise.

 

Continua aqui