10.18.2006

O fim da SCUT na A28.

Este Governo é uma decepção e um nojo. Já o disse várias vezes. Custa-me estar sempre a repetir o mesmo. Mas a intrujice tem de ser denunciada. Este governo travestido de rigor e firmeza, é um governo de mentira e de publicidade enganosa. Não aceito a mentira como forma de ganhar eleições. Não aceito novas mentiras para “justificar” mentiras anteriores.

Um governo tem todo o direito e o dever de aplicar o seu programa eleitoral. Tem a legitimidade conferida maioritariamente pelos eleitores e pela lei. Não ouso questionar a legitimidade de quem toma deliberações sufragadas pela maioria eleitoral. Seria estultice. Apesar disso podemos e devemos discutir as medidas, contestar, protestar, bater-nos por outras políticas. No quadro do direito de oposição. É um direito também. O que não deixo passar em claro é o embuste, a mentira vergonhosa, a coberto da falta de memória “colectiva”, no acomodamento dos portugueses, na afirmação de que “são todos iguais”. Esta mentalidade nefasta, aconchega o nosso egoísmo, a falta de participação, a resistência, o combate por novas políticas. Não adianta, é tudo igual, todos querem tacho, são frases repetidamente ouvidas. Fico incomodado!

Hoje a minha indignação vai para a introdução de pagamento em algumas SCUT’s. Ouvi agora o Ministro das Obras Públicas, a dizer que vai acabar com três SCUT’s. Uma delas é a que liga o Porto a Viana do Castelo, a A28.

O PS disse que não acabaria com as SCUT’s se não houvesse alternativa de transporte sério. Enquanto não houvesse suficiente desenvolvimento económico. Defendeu-as como forma de aproximar as regiões, as pessoas, dar fôlego à actividade económica, como resposta á falta de alternativas de transportes credíveis e em razoável estado rodoviário. Disse-o com todas as letras, antes e depois da campanha eleitoral.

Continua aqui.