10.04.2006

Eu e o Bloco

Presumo que a maioria dos visitantes deste espaço saiba que sou aderente do Bloco de Esquerda e fui cabeça de lista eleito, à assembleia municipal de Viana do Castelo, depois de mais de vinte anos afastado da actividade partidária e de um regresso esperançoso num novo projecto político.

A junção de forças de esquerda, afastando divergências antigas, sectarismos e preconceitos ideológicos, na base de um único denominador; uma esquerda nova, uma esquerda adulta, uma esquerda moderna, uma esquerda em (des) construção ideológica, eram o alento suficiente para o intrometimento no ensaio de recomposição de uma esquerda, baseada apenas nos mais altos valores universais do socialismo.

Este espaço de intervenção tinha de ser muito aberto, tolerante e de muita lealdade política. Sabia que não era fácil, mas apostei tudo neste projecto. A verdade é que decorridos estes anos o Bloco conseguiu o equilíbrio ideológico, a concertação de posições, uma discussão “desimpedida”, adquiriu credibilidade e ganhou uma posição de relevo na espectro político partidário.

O Bloco cresceu, instalou-se e tem hoje uma representatividade surpreendente nos órgãos autárquicos e no parlamento nacional. Um feito sem dúvidas notável em tão pouco tempo e contra as expectativas mais optimistas.

O Bloco beneficiou da conjuntura política no início e teve arte e o talento depois para consolidar uma posição, o respeito e a confiança política dos cidadãos, através de propostas sérias, inovadoras, um discurso fluente e apropriado às circunstâncias. O povo reconheceu o trabalho, a competência, o empenhamento e a rotura com políticas passadistas e acolheu bem, um discurso mais apelativo, Mais radical mas consistente de grande exigência cívica, de justiça social, do respeito e da dignidade humana, de uma melhor qualidade de vida dos cidadãos.

Este caminho não foi fácil. E agora é  mesmo muito difícil. Com o crescimento do Bloco, inevitavelmente, irromperam protagonismos exacerbados, deslumbramentos pessoais, oportunismos inaceitáveis, conveniência pessoais, arrogância intelectual. É uma inevitabilidade o aparecimento desses episódios .  O Bloco precisa de assentar os pés. Os militantes e simpatizantes, devem perceber a naturalidade destes fenómenos e estar atentos. Estes sinais estão já bem matizados para um observador sofrível. Os “encostos” aos líderes, para conseguir ou assegurar lugares na organização, as “correntes políticas” a jogar com a sua influência, os “profissionais” a perder sentido crítico.

Completo aqui.