8.11.2006

Verdade ou mentira?

Quem é capaz de nos garantir que havia um plano terrorista, para fazer explodir aviões, ou se isto não passa de uma manobra de contra informação para desviar as atenções, do insucesso no ataque ao terrorismo, justificar o ataque ao Iraque, a perda de popularidades dos lideres, o apoio a Israel, a continuação dos conflitos no Médio Oriente?

A história dos conflitos, dá-nos inúmeros exemplos destas manobras que justificaram atitudes já tomadas ou a tomar. No caso da América a imprensa, não há muito tempo, deu conta de posições, na administração “para se fazer qualquer coisa” que justifique uma onda de medo de actos terroristas. Convém manter esta onda de temor, para justificar, a defesa das medidas adoptadas ou outras que venham a ser tomadas.

Sabendo isto é sensato questionar se quando se fala de terrorismo ou de atentados, especialmente, se as “fontes” são os Estados Unidos ou o Reino Unido, se está a falar verdade. Nós não sabemos nada. Apenas sabemos o que as autoridades dizem. Este questionamento pode não levar a nada, aparentemente. Mas deixa-nos alertados para não embarcarmos em aventuras, ou abalizar determinadas políticas.

O perigo existe, as organizações terroristas, não foram desactivadas, apesar das guerras desencadeadas, do desperdício de milhares de mortes de inocentes.

(Continua)