3.07.2006

VPV, inspirador de instintos proto-assassinos


Sob o título “Uma santanete�, Vasco Pulido Valente, o avinagrado cronista da praça portuguesa, deu, em “O Espectro�, blog que partilha com Constança Cunha e Sá, uma danada “sova� em Clara Ferreira Alves.

O caso não me teria merecido qualquer reparo – nem simples ocorrência levada a registo de polícia de costumes seria porque não iria além de mera zanga doméstica, embora não domesticada, sem interesse, já que a sova não passou de figura de retórica - não fora a circunstância de ter provocado uma onda de comentários tão ao jeito da idiossincrasia portuguesa do bota abaixo e da invídia assassina, em que as piores características lusas logo por atacado vieram à tona de água.

Mas, porque deu causa a todo um alarido que alguns se apressariam a apelidar de infame, resolvi intervir, em comentário ali postado, de que dou conta a seguir.

É tempo de as pessoas – principalmente os chamados opinion makers – assumirem as responsabilidades que lhes cabem na sociedade envolvente. Vasco Pulido Valente tem que ter isso em conta, sempre que se apresta para desancar alguém, já que isto não é – não pode ser – “o da Joana�, sob pena de trair a si próprio e à imagem que tem vindo a construir. Da imagem fará o que quiser; do arrastamento de outros, porém, é bom que o não faça, porque isso já lhe trará outras responsabilidades.

...
SEGUE em O Sítio do Ruvasa
...