2.12.2009

O descalabro do Euro

Já várias vezes me referi ao descalabro que a adesão à moeda única foi para Portugal.
Isto apesar de nenhum ou quase nenhum político ou comentador se referir a este assunto publicamente. O Euro é realmente uma vaca sagrada!
Para já tem-se que a própria adesão à CEE/UE não foi nenhuma maravilha para o país como os dados, analizados objectivamente mostram.
No site do Economic Research Service norte-americano estão publicadas várias tabelas que, se vistas com cuidado, mostram que a catástrofe que foi a adesão ao Euro, adesão essa que na propaganda inicial previa trazer prosperidade e empregos para o país. E digo na propaganda inicial porque actualmente já ninguém tem coragem para dizer uma enormidade destas, agora é diferente, agora é se não tivessemos o euro estavamos muito pior.
Bom, mas no site acima referido há uma tabela (ver aqui) que nos dá o PIB per capita de todos os países do Mundo, de 1969 a 2008 (em dólares de 2005).
Vamos considerar só os países da Europa (42) e os seguintes marcos:
-De 1969 a 1974 (até ao 25 de Abril e à crise do petróleo);
-De 1975 a 1987 (até à adesão à CEE);
-De 1987 a 1998 (até à adesão ao Euro);
-De 1999 a 2008 (o período do Euro).
Vamos utilizar como medida de crescimento o rácio entre o PIB/per capita no fim do período e no início do período, isto é, quanto maior for maior é o crescimento.

Ver continuação em Cabalas.