6.27.2007

SEMENTES DE VIOLÊNCIA (?!?)

Lembro-me de um divertidíssimo conto (penso que da autoria de Robert Heinlein), no qual era relatada a chegada à Terra dos Venusianos, já muito anos após a extinção da Raça Humana.
Os arqueólogos Venusianos, entre os vários artefactos que encontraram, deram com uma caixa de lata cujo interior guardava uma película com fotografias sequenciadas, que eles rapidamente deduziram que se fossem projectadas a um determinado ritmo, mostrariam como era a Vida na Terra e de que forma os Terráqueos se comportavam.Foi então construído um aparelho que permitia a projecção da película encontrada e que deveria esclarecer o mistério da extinção da humanidade.
No dia da projecção, perante uma plateia erudita e impaciente, lá puseram a máquina em movimento e com assombro assistiram a uma pequena, e incompreensível sequência de imagens, nas quais uns personagens pequenos corriam desesperadamente e se agrediam no meio de uma inominável guincharia, batendo com paus, fazendo explodir bombas ou empurrando-se por precipícios.
Quando terminou a projecção, a plateia havia emudecido. Como teria sido possível a uma raça com semelhante comportamento ter tido uma permanência tão longa na Terra. O mistério tornou-se insolúvel, pois apesar da sua ciência e sapiência, os Venusianos nunca conseguiram traduzir ou apreender o significado dos símbolos com que terminava a película e que rezava: “Walt Disney Productions”.

Continuar a ler em O Velho da Montanha