2.08.2006

A OPA da PT

A OPA da Portugal Telecom suscita-me algumas dúvidas:

a) A grande concentração das telecomunicações, gerando um quase monopólio não é bom para os consumidores nem para a evolução tecnológica. Sem concorrência forte o investimento na I&D e na formação profissional será muito menor.

Esta OPA, apenas visa criar mais lucros para os principais accionistas. Tal como está, a PT é permissiva ao controle de qualquer grupo económico português ou estrangeiro. Para mim não tem importância esse facto. É tudo capitalismo! Não é com o interesse nacional que estão preocupados quando lançam a OPA e as prováveis contra OPA's. Esta compra da PT visa apenas criar mais lucros (que já são enormes) para os principais accionistas. Não é para baixar os preços ou aumentar os salários dos trabalhadores ou para melhorar a qualidade de prestação de serviços.

Importante mesmo é que o Estado mantenha a Golden Share, porque não vejo outra forma de manter o controle público sobre a Empresa e as alianças estratégicas. Perdendo isso estamos a entregar todos os sectores estratégicos de mão beijada ao privado. Um dia destes temos a rede eléctrica nacional e as águas. Ficamos de mãos atadas. É o Estado privado. Depois faz-se uma OPA ao Estado (estou a exagerar, mas não deverão apesar de tudo de faltar interessados).

E o fundo de pensões? E a ACS PT? E o emprego? E o duopólio (concertado) na rede móvel? E a rede cabos e rede fixa como ficam? Na mesma, ou seja pior, sem concorrência forte?

 

Artigo completo aqui