11.30.2008

Pessoal e intransmissível (1)

Pelo que se vê, existem várias formas de compreender o tempo. Mas o tempo faz, antes de mais, parte da nossa mente, ou seja, é “algo” de natureza psicológica, o que significa que é sentido de forma subjectiva, com base naquilo a que chamamos memória – cada um dispõe do seu tempo muito pessoal. A duração temporal psicológica de acontecimentos de igual duração física pode ser diferente. Uma hora pode ser muito tempo para uns e pouco tempo para outros, o que nega ao tempo psicológico pessoal a universalidade do tempo físico comum /18/. E difere, ainda, para a mesma pessoa.

E Deus tornou-se visível...

11.28.2008

PGR/CSMP SEM RAZÃO

Embora sem ter sido ainda notificado oficialmente, soube ontem que a PGR/CSMP PERDEU o recurso que havia interposto para o Pleno do STA, da deliberação da Secção deste que havia ANULADO a decisão que me aplicou a pena disciplinar de demissão.
(...)
Resta-me ser notificado oficialmente da última referida decisão, esperar que a mesma transite em julgado, e apresentar-me ao serviço, pois fui afastado de funções deste em 27 de Fevereiro de 2003.
(...)
A ler em VICKBEST.

11.25.2008

Já não há casamentos homosexuais na Califórnia...

Juntamente com estas últimas eleições presidênciais ocorreram na Califórnia vários referendos.
Um deles, a proposta oito, pretendia colocar na Constituição do Estado da Califórnia a proibição do casamento homosexual.

Ver continuação em Cabalas.

Abater Um País Como Um Cão

Saigão cai. E com ela uma aventura voluntarista e sangrenta, que gabinetes alcatifados engendraram.

Apesar da superioridade nas armas, da sofisticação logística e do poder da máquina de propaganda, o exército estrangeiro sofre uma derrota em toda a linha, que só a retirada estratégica permite camuflar e evitar que seja esmagadora.
Os combatentes locais, mal nutridos, mal equipados, mas moralizados para a vitória, face a quem a força ocupante sempre se comportara como inimigo, usam o terreno contra ele e paralisam a sua descomunal força, cansam-no e enfraquecem-no, impotentes para um combate desigual em campo aberto.

O invasor, demasiado confiante num combate rápido e decisivo mas atolado na sua própria incapacidade de antever dificuldades e obstáculos óbvios do terreno, entra em colapso, confronta-se com a sua opinião pública que o acossa, vê decair o seu moral, percebe que perde totalmente o pé e desiste.

Para trás, apenas destruição.
E a eterna pergunta a todas as guerras, sobre a nobreza de uma escolha, sobre a utilidade das perdas.
...A que os gabinetes alcatifados jamais responderão.

De caminho, uma execução na via pública. Acto cobarde e Divino, vingança mesquinha e grandiosa, num espaço sem Deus nem Lei.


- Continua no Pedro_Nunes_no_Mundo -

11.24.2008

Onde pára a CPLP?

Raramente se fala da CPLP, Comunidades dos Países de Língua Portuguesa e, no entanto, esta vai funcionando e crescendo.
Para já tem oito estados membros, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, S. Tomé e Princípe, Angola, Brasil, Moçambique e Timor Leste.
Recentemente outros países, países onde o português não é língua oficial, começaram a pedir o estatuto de Observadores Associados.

Ver continuação em Cabalas.

11.21.2008

O Parlamento Europeu continua na senda do disparate

O Parlamento Europeu recomendou hoje que os Estados-Membros da União Europeia alarguem a idade da reforma, numa base voluntária, já que o envelhecimento da população tem fortes implicações na despesa pública.
É uma recomendação e não uma imposição porque o Parlamento Europeu não tem (graças a Deus) competência para fazer imposições.

Ver continuação em Cabalas.

11.18.2008

Manuela Ferreira Leite deixa cair a máscara?





Ver continuação em Cabalas.

11.16.2008

Eterno fluxo (7)

De qualquer modo, parece-me que Newton tinha imagens suficientemente claras sobre o tempo, melhor dizendo, sobre os seus dois tempos, o relativo e o absoluto. Essas imagens, ou conceitos, não permaneceram, porém, inalteradas até aos dias de hoje. Pois não! Com Einstein, o conceito do tempo relativo newtoniano foi profundamente alterado e o do tempo físico absoluto foi destruído, tendo restado apenas, nos seus lugares, um só conceito de tempo, também relativo, mas em que a relatividade constitui uma característica imanente da própria natureza deste novo enigma.

E Deus tornou-se visível...

Os Estatutos da Carreira Docente

Para quem não sabe, os professores estão sujeitos a certas regras que constam de um documento designado por Estatuto da Carreira Docente (ECD). O antigo ECD era um faz-de-conta, era um péssimo documento que em nada dignificava a carreira docente, mas ao qual os professores se adaptaram numa atitude de «vamos-fazer-de-conta».

hora absurda 0,5%

11.14.2008

A BALDA

800px-gardened_edit1

Dizia ontem o P.C.S. que não estamos mais que a viver uma concretização do imaginário do Hieronymus Bosch.
(E - como muitas vezes - tinha razão.)

Saltam por todos os orifícios de uma imprensa embuchada e atada pela boca as noticietas da perturbação de funcionamento em escolas de todo o País, às mãos de miúdos que se manifestam contra as malfeitorias regulamentares do Ministério da Educação e sua timoneira.
...Fala-se de Estoril, Camarate, Chamusca, Alvaiázere, Oliveira do Hospital, Damaia, Amadora, Felgueiras, Lousada, Viana do Castelo, Montemor-o-Novo, Miranda do Corvo, Portimão, Fafe, Leiria, Alcobaça e mais algumas que apareçam.
Agora ou logo, hoje
ou amanhã.

O que é certo é que nos está a passar a vida frente aos olhos sem aparente escândalo da nossa parte.


- Continua no
Pedro_Nunes_no_Mundo -

11.12.2008

Só Há Rescaldo Quando Deixar De Arder

dsc05555

Para que não restem dúvidas. O mal-estar existe.

E se não for total a estupidez, qualquer um perceberá que também a revolta.

Nada numa terra de apáticos se mede como as recentes manifestações de professores em grandezas de 100.000.

(E um imenso obrigado às combativos professores dos quatro cantos do País, que vieram até à "minha" cidade de Lisboa, quando eu não sei se seria tão generoso ao deslocar-me repetidamente a Ourém, a Fafe, a Celorico, ao Mogadouro, a Portalegre, a Moura, a Tavira, ...)

Conseguimos e deu-se conta disso. Não tanto como merecia, mas sim.
Ninguém pode ignorar que fomos muitos. Apesar das infelizes manobras já habituais da parte de quem tenta transformar a Democracia da Nação numa versão pessoal dos seus próprios fantasmas.

...Abençoado tempo de antena que os noticiários têm de encher onde o futebol já não tapa.


- Continua no Pedro_Nunes_no_Mundo -

11.09.2008

Invasão espanhola?

Esta notícia da Visão é interessante e dá para meditar, em 1975 estivemos quase a ser invadidos.
Segundo parece foi a segunda vez, pelo menos que, no Século XX, Espanha fez planos para nos invadir pois, já em 1940 o teriam feito.
Apesar de enorme superioridade numérica, pelo menos em 1975, é de crer que os espanhóis tivessem alguns problemas pois encontrariam pela frente umas forças armadas treinadas em ambiente de guerra enquanto que as espanholas seriam umas treinadas em ambiente de academia...
Provavelmente a vitória seria deles mas seria uma vitória mais custosa do que preveriam.

Ver continuação em Cabalas.

11.07.2008

Etanol, falências e as fitas do costume...

Toda a gente sabe que é importantissimo produzir etanol pois o etanol evita o horror do consumo de combustíveis fósseis (pecado mortal) e ainda por cima é amigo do ambiente, poupa no horrível CO2, etc., etc.
Ora os ventos estão maus para os produtores de etanol.

Ver continuação em Cabalas.

11.06.2008

Precisamos de um Obama

(...)

Seja o que for que se passe a partir daqui, quer Obama se revele como prometeu ou se torne uma desiluaão, podemos tirar lições para o nosso pequeno país. É melhor enterrar o discurso sebastianista como mito tipicamente português. Não é. O mundo aderiu a Obama como se um D. Sebastião se tratasse. Deixemos de ser arrogantes e derrotistas. Aqui também é possível. Não precisamos de um mito. Precisamos de um líder carismático, confiante, que calque com força suficiente para deixar pegadas na História. Enterre-se o mito. O que precisamos é de um Obama.
Um Obama que com a sua verticalidade dê um chuto nos ninhos de corrupção dos partidos com assento parlamentar, especialmente esses irmãos gémeos do Inferno PS e PSD, que comem bancos e choram migalhas a dar aos pobres, um Obama que tire as pessoas de casa e as ponha a votar no dia das eleições. Um Obama que faça ecoar por Portugal o clamor que agora se ouve pelo mundo.
As eleições são já para o ano. Agora só faltam tomates.


Artigo inteiro aqui

11.04.2008

Eterno fluxo (5)

Pode medir-se o tempo absoluto? Se pudéssemos medir o tempo absoluto (do que o próprio Newton duvidava), o seu fluxo não seria passível de mudanças, ou seja, o tempo passaria da mesma forma que um corpo animado de movimento uniforme.

E Deus tornou-se visível...

11.03.2008

Obama versus McCain versus the people

Acabo de receber no meu mail este interessante artigo:


– Doze razões para rejeitar Obama e apoiar Nader/McKinney
por James Petras


Ver continuação em Cabalas.

Os "vírus" e psicoses processuais da Justiça e a Medicina

Pode-se afirmar, sem receio de grandes erros, que apenas 10% do que as Acusações Públicas dizem corresponde, genericamente, à verdade, e que os restantes 90% são PURA INVENÇÃO.
(...)
Continua em VICKBEST.

Por Um Fio, Se...



Portugal chafurda na lodaceira para onde vagas sucessivas de politicagem o arrastaram.
- Um chafurdar que o humilha, que o degrada, que o diminiu, mas que ainda assim ainda não anula a nobreza de uma História e de uma (...decadente) identidade.

Saiu mais um relatório da OCDE. sobre "Crescimento e Desigualdades". Mais uma vez para nossa vergonha e como desnecessária confirmação da degradação social em que vive o País.
"Um dos países com maiores desigualdades na distribuição de rendimentos pelos cidadãos". Antepenúltimo da lista negra, apenas acima do México e da Turquia.

[... N]
a ponderação que realmente releva - porque vista em panorâmica - um em cada dez cidadãos activos vive na miséria apesar do suor do seu trabalho e um em cada quatro portugueses de todas as idades corre o risco real de cair na miséria, se a via do crime, a Providência de Deus ou a emigração não contribuirem para o amparo da sua família.

...E é então que surge o General Loureiro dos Santos a alertar o Poder instituído para "o desespero que se está a apoderar de alguns militares". A alertar para "a possibilidade de algumas atitudes que podem pôr em causa a democracia portuguesa".


- Continua no Pedro_Nunes_no_Mundo -