11.30.2007

O Existencialismo

Na minha opinião, Heidegger é muitíssimo mais perigoso que Marx, e foi em Heidegger que Hayek foi beber muita da sua base filosófica.


O Existencialismo

Silêncio sepulcral

De todas as vezes que falo da energia salina, faz-se silêncio sepulcral. Quem procurar no Google por energia salina só encontra o que eu já tenho dito, e mais nada.

hora absurda IV

11.27.2007

Estado de Letargia

O estado de letargia é global. O próprio Francisco Teixeira adianta que «o Governo, os tribunais e as elites estão cada vez mais conservadoras, crescentemente intolerantes face à crítica e ao dissenso e a vida está cada vez mais difícil e incerta». Já em Julho passado, Manuel Alegre escrevera que «talvez os fantasmas estejam na própria sociedade e sejam fruto da inexistência de uma cultura de liberdade individual.»

Continua na Avenida Central.

Será possível?

Recebi um email referindo um artigo que o Finantial Times de 13 de Outubro fez sobre as imobiliárias do Algarve.

Este artigo, assinado pelo correspondente do Finantial Times no Algarve vem acompanhado do seguinte mapa:

Ver a continuação em Cabalas.

11.23.2007

11.22.2007

Scolari e os jornalistas rascas

Aqui há uns tempos creio que foi Vasco Pulido Valente que crismou a geração da altura de geração rasca.
A ouvir a conferência de imprensa de Scolari lembrei-me destes termos. E não os aplicava a nenhuma geração, aplicava-os aos jornalistas presentes.
É necessário perceber que o que se pedia ao Scolari era que Portugal fosse apurado para a fase final do europeu.

Ver a continuação em Cabalas.

11.21.2007

Maquiavel aprenderia com José Sócrates

O governo de José Sócrates anunciou que 800 mil portugueses devem 22 mil milhões de Euros ao fisco.

Maquiavel aprenderia com José Sócrates

11.20.2007

O que se passa em Portugal?

Numa “auto-entrevista”, estão neste post quinze respostas a outras tantas perguntas que os portugueses fazem no dia-a-dia. É preciso dizer a verdade, mesmo que seja contra poderosos interesses políticos instalados, e porque os “Peres Metello” da nossa praça estão a ser pagos para fazer a propaganda do regime.

O que se passa em Portugal?

11.19.2007

Assuntos merdiáticos

De facto, devia ser proibida a instalação de postes de alta tensão porque quase todos os que contraíram a doença andaram perto desses monstros.
hora absurda IV

11.17.2007

A probabilidade da Europa (1)

Atenção: o texto que se segue está escrito como se da mente de Oswald Spengler (1880 – 1936) tivesse surgido, e o bloguista desaparece de cena e não assume qualquer responsabilidade ideológica no seu conteúdo.

A probabilidade da Europa (1)

Os curandeiros da Ordem dos Médicos

O nosso ministro camarada da saúde foi – mais uma vez – vilipendiado por uma casta de curandeiros que manipula a Ordem dos Médicos. A maioria dos nossos médicos sabe que esses curandeiros usurparam o poder na Ordem, manipulados pelos mitos dos obscurantistas religiosos que irracionalmente – e contra todas as evidências científicas – vêem no embrião e no feto o princípio da vida humana.

Os curandeiros da Ordem dos Médicos

11.12.2007

A estupidez ao poder...

Os nossos políticos parece terem descoberto o ovo de Clombo, como fazer coisas sem gastar dinheiro? Simples, os privados fazem, fazem e empatam lá o seu dinheiro.

É o aeroporto, é o TGV, é a recuperação do património histórico de Lisboa, é tudo.

O que parece ser espantoso é como é isto não foi descoberto há mais tempo...

Agora, a última ideia, é a de concessionar por n anos (até 2099?) todas as estradas do país (excepto as municipais e as auto-estradas já concessionadas) a uma empresa privada, Estradas de Portugal, empresa esta com capitais públicos e privados.

Ver a continação em Cabalas.

11.11.2007

A gafe de Barroso

Alterações climáticas, abastecimento energético e a “inevitável” globalização justificam a constituição do Império não imperial da Europa.

hora absurda IV

11.10.2007

A especialização “com antolhos” é positiva?

Será possível mudar o actual sistema de ensino tendente a uma especialização exclusiva, para um ensino que dê ao cidadão um conhecimento global, sem se perder a vantagem da especialização? Eu penso que sim, se muitos dos fundamentos do nosso ensino e da organização da sociedade forem modificados.

A especialização “com antolhos” é positiva?

O estranho caso da miuda desaparecida...

Como é do conhecimento geral uma miuda inglesa (Madeleine) desapareceu aparentemente de um apartamento de férias no Algarve enquanto dormia e enquanto os pais (Kate e Jerry McCann) jantavam com os amigos num restaurante a uns 50 metros do local em que ela, ela e dois irmãos, dormiam.

A primeira hipótese lançada para a Comunicação Social de todo o mundo foi de que a miuda tinha sido raptada por uma rede pedófila (como não podia deixar de ser).

Sinceramente nunca acreditei na hipótese do rapto e custa-me a acreditar que a polícia alguma vez tenha considerado esta hipótese.

E nunca acreditei na hipótese do rapto, porquê?


Ver a continuação em Cabalas.

11.08.2007

Como é que nos podemos livrar do Sócrates?

Li uma interessante notícia no news da Yahoo (ver aqui).

Ver a continuação em Cabalas.

11.07.2007

A prioridade de Sócrates na Saúde: a “vacina lésbica”

O recente anúncio do governo de Sócrates da gratuidade da “vacina lésbica” contra o cancro no colo do útero, paga por todos os contribuintes, deveria ser explicada aos portugueses de uma forma correcta e precisa.

A prioridade de Sócrates na Saúde: a “vacina lésbica”

Um debate interessante

No blog Eurotalk, dirigido pela correspondente do jornal Público em Bruxelas, Isabel Arriaga e Cunha, está um artigo, A Bélgica estagou a festa a José Sócrates (ver aqui) que já mereceu mais de 50 comentários.
Estes comentários transformaram-se num curioso debate sobre a bondade da adesão de Portugal à UE, o próprio Tratado de Lisboa que estava na base do artigo até já passou para segundo plano.

Ver continuação em Cabalas.

Ocos e vazios

Depois de muito observar a corja que nos governa actualmente e não ter conseguido perceber porque parecem seres tão estranhos e inacreditáveis (é o das finanças, a da educação, o da economia, e o outro, o Lino das obras), talvez devido às leituras de H. P. Lovecraft se tenha feito luz.
Não são pessoas a sério. São balões. Se se lhes espetar um alfinete, saem disparados pelo espaço até esvaziarem o invólucro.



Continua em Gotika

11.04.2007

Democracia Participativa

Na Grécia antiga a existência da democracia era pressuposto de uma participação efectiva dos cidadãos, participação essa tributária do principio do DEVER de todos darem o seu contributo para o governo da Cidade.

Por Manuel Monteiro, no Avenida Central

Do tempo em que só havia um muro...






Continuação em Cabalas.

11.02.2007

História do Robotismo (10)

i) A chegada do grande tio Alexandre à História
A chegada do grande tio Alexandre à História é semelhante à chegada de outros tios cujos pais também foram grandes tios. Encontram já tudo preparado para poderem dedicar-se à guerra, isto é, têm à sua disposição uma massa de bestas esfomeadas que eles transformam, com a ajuda de uma qualquer ideologia, em bandidos e assassinos.
hora absurda IV