1.28.2008

Noruega


A Noruega, embora na Europa, é um país distante. Nem sequer pertence á União Europeia...
Em 1972 esteve para entrar na então CEE juntamente com a Dinamarca, Reino Unido e Irlanda. Mas não entrou porque foi feito um referendo para essa adesão e, nesse referendo, ganhou o "Não".
Na altura os comentadores consideraram que a Noruega tinha feito um erro histórico que lhe iría custar muito caro.

Ver continuação em Cabalas.

1.27.2008

A subserviência de Sócrates

Uma das atitudes de Sócrates que me choca profundamente é a sua subserviência.
Sócrates tem a coragem dos cobardes, é duro para os mais fracos e subserviente para os mais fortes.
Vem isto a propósito de uma carta aberta do advogado Dr. José Maria Martins ao Eng. Sócrates sobre o problema de Olivença e a cimeira luso-espanhola. (ver a carta aberta aqui).


Ver continuação em Cabalas.

O PODER DA ORAÇÃO

Ninguém ora com raiva ou ódio.

A oração é, intrinsecamente e por natureza, um estado de limpeza da alma ou interior da pessoa de tudo o que é negativo, para afirmar apenas o amor e a boa vontade universais e perante o infinito ou transcendência: perante Deus.

(...)

Continua em VICKBEST.

Estado das coisas

Farta já de roer o osso, que quanto mais se mastiga mais enjoa, este argumento "no meu corpo mando eu", que utilizo no último post relativo ao mesmo assunto, também foi usado vezes sem conta para defender o direito ao aborto, como o Goldmundo não podia deixar de reparar. Com a diferença óbvia de que no meu argumento não se coloca em causa a vida por nascer dentro do corpo materno.
Mas não é por acaso que os pensamentos se cruzam. Se votei sim à liberalização do aborto foi tão só para acabar com a hipocrisia. Fim de conversa.

Continua

1.25.2008

O “centrão” cada vez mais radical

A alternativa de poder a este partido socialista democrático, num país onde o povo nem sequer tem a liberdade de referendar a sua própria soberania, é um PSD que não sabemos bem se é socialista democrático ou neoliberal. Ambos defendem acerrimamente a ideia de que o nosso povo é idiota e que não tem capacidade para decidir o seu destino, obrigando-nos a aceitar sucessivamente uma série de factos consumados decididos por uma elite fascizante.
Deste centrão de exclusiva lógica de poder pelo poder, sem Razão, totalmente submetido à plutocracia e a lobbies políticos minoritários, desisto. Este centrão, para mim, acabou; nele já não cabe a minha liberdade.

O “centrão” cada vez mais radical

Uma sugestão para um 10 de Junho diferente

O 10 de Junho é o dia de Portugal e das Comunidades (creio ser este o nome oficial).
Todos os anos se fazem umas cerimónias extremamente chatas para mostrar a toda a gente que este é um país extremamente chato.

O video que se mostra a seguir é uma modesta sugestão para animar um pouco esta data, principalmente se tivermos em palco todo o Conselho de Ministros.

Ver continuação em Cabalas.

1.24.2008

Eu Sou Deus

"O espírito da lei é proibir", dizia este nazi a quem só falta uma luneta em vez de óculos, no "Prós e Contras" da última segunda feira. Proibir, pois, diz esta sinistra criatura que eu desconhecia completamente, mas que como Director Geral de Saúde se deve mover nos interstícios mais tenebrosos do poder, aqueles em que não se vota nem a quem se vê a verdadeira cara excepto em raras ocasiões como estas. Francisco George, de seu nome, quer proibir. Se não houver espaço para fumadores está tudo bem para ele e não é preciso fiscalizar. Não sou eu que digo, é ele. Logo, não há espaço na cabeça desta criatura monstruosa para gente como eu. Como não lhe chamar nazi?


Continua

1.22.2008

To believe or not to believe, that's the question!

Pode alguém acreditar uma vez mais na palavra (...)

1.19.2008

Na lusa natureza...

...nada se perde, nada se cria, nada se transforma;
tudo fica na mesma, como a lesma.
(...)

Alguém que me explique por favor

Expliquem-me uma coisa que eu não entendo até porque não sou perito em
economia.

Ver Cabalas.

Marieta & Julieu - "Constante na constância"

Marieta & Julieu: "Constante na constância"
(...)


Segue em O Sítio do Ruvasa 2
...

1.18.2008

Autoridade de Supervisão da Actividade Bancária


Está a ter lugar, ainda neste momento, na AR, a audição da "... diz que é uma espécie de Autoridade de Supervisão da Actividade Bancária
(...)

Nostalgia

Publiquei nos Arquivos do Raio uma série de fotos de antigos cinemas de Lisboa, alguns ainda existentes mas com outras actividades.

Ver aqui.

O Raio (Cabalas)

1.17.2008

AS SEMENTES DO FASCISMO

"Há em cada país os limites do suportável.
Os portugueses habituaram-se à degradação da vida política, com escândalos sobre escândalos sobre a competência e a honorabilidade de membros do Governo e sobre figuras da sua vida pública. Já ninguém liga.
Os portugueses engrossam o pelotão dos que assistem às baixas pontuações dadas à eficácia da Justiça, à sua celeridade, à sua previsibilidade. Ninguém quer saber."

(...)

Ler mais em A Revolta das Palavras, do Ilustre Dr. José António Barreiros, o qual, com a devida vénia que aqui faço, me permito citar pela sua lucidez e relevância pública.

SENTIR A ALMA PRESA PELO CORPO

Hoje é um daqueles dias em que sinto a alma presa pelo corpo.
Procuro abstrair, soltar as asas da imaginação da alma, mas esta recusa-se à evasão.
O corpo físico prende-a e diz: “Não sais daqui que hoje és minha!”

(...)

Continua em VICKBEST.

1.16.2008

Porque quem governa é o Sousa (1)

Tendo encontrado uma casa para alugar
(...)

1.15.2008

Vitimas da fúria anti-tabágica

Barry Collen era um canadiano de 74 anos que foi encontrado morto de frio à porta do lar onde vivia na cidade de William Whyte no Canadá.

Aparentemente tinha ido para fora do lar para fumar um cigarrinho. Só que a temperatura ambiente era de -20ºC!


Ver a continuação em Cabalas.

ANTÓNIO LOBO ANTUNES

Será Deus “um Grande Filho da Puta”?

Será?

Responda Ele, o Autor comentado ou quem souber!


A ler em VICKBEST.

1.14.2008

Ota, Espanha e Alcochete

Começo por recomendar o excelente artigo do Professor António Brotas sobre o novo aeroporto de Lisboa (ver aqui).

Neste artigo é referida que uma possível explicação para a teimosia sobre a Ota seria a pressão espanhola.

Concordo perfeitamente, construir um aeroporto em Alcochete virá estragar vários planos espanhóis.

Ver a continuação em Cabalas.

1.13.2008

Notícias do aquecimento global

Como todos sabemos o aumento de CO2 na atmosfera, aumento esse causado pelo homem, está a conduzir o planeta para uma época extremamente quente com consequências catastróficas para a humanidade.

Os governos de todo o Mundo estão preocupadissimos com o problema e estão a tratar não sei bem de quê.

Há só um problema, a realidade... É que nos último anos esta maldita realidade não se tem curvado às previsões.


Em Teherão (Irão), por exemplo, tivemos o maior nevão dos últimos quarenta anos.


Ver continuação em Cabalas.

Má vida

Sou fumadora. Quando não estou a fumar estou a roer as unhas, ou o osso. E este tem dado para roer, roer, e parece-me que ainda falta muito para chegar ao tutano.

Como sou utilizadora de transportes públicos, passo (perco) horas e horas da minha vida a observar os outros na sua vidinha, mas disso não me queixo porque me dá um especial prazer (podia dar-me para pior). Estava eu à espera de um daqueles autocarros que só passam duas vezes por dia, à frente de um cafézinho/taberna que já conheço muito bem, a fumar o meu cigarrinho, quando reparo num velhote que saiu do café de propósito para fumar o dele, duas vezes. Deve ter sido a primeira vez na vida que o proibem de fumar, pensei, mas com todo o civismo lá vinha para a rua quando lhe dava para o vício entre os copos e o jogo de futebol. Depois vi outra cena muito triste, mesmo muito triste. Um dos frequentadores do café, também velhote, gordo, vermelho e tão cheio de vinho que até cambaleava, saiu e gozou, mas muito a sério, numa autêntica perseguição: "Merda de tabaco! Eu quero saúde!" Diz o roto ao nu. Diz a cirrose ao cancro. Pois aquela grande besta está convencida que fumar faz mais mal do que ser obeso e alcoólico. Se querem que vos diga, o fumador parecia mais saudável, mas as aparências iludem e é provável que estejam ambos igualmente de pés para a cova.

Continua

1.11.2008

Maquiavel

No post anterior, falei sobre José Sócrates, e vai-se lá saber porquê, lembrei-me de Maquiavel.

1.10.2008

Mas atão...

... onde é que 'tavam os camelos, hã?
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Aeroporto de Lisboa: a vitória dos cidadãos

Sabe-se já que a Portela (um simples aeroporto doméstico) não vai ser substituído pela Ota (mero apeadeiro aéreo, quase submarino...), mas sim e a seu tempo por uma plataforma aérea intercontinental, excelentemente situada, tanto em termos de região do país, como, principalmente, de região europeia.
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Cada vez mais marginais, mas orgulhosamente europeus

Quando a taxa oficial de desemprego atingir os 10%, ainda este ano, será que os portugueses vão acordar?

O MUNDO MÁGICO DAS CRIANÇAS

Em VICKBEST

Ser profeta é ser mais alto

Mais umas dentadas. Eu bem queria largar o osso, até porque os não fumadores fundamentalistas já começam a prejudicar a minha saúde (todos os fanáticos me fazem mal aos nervos) e depois só lá vai com a benza (enquanto não a proibirem também) mas o prato está cada vez mais suculento.
Queriam ir atrás de manias americanas? Pois tomem lá o extremismo e embrulhem:

Associação apela ao fim do tabaco em casas e carros

A União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) quer que seja proibido fumar em qualquer local, desde que estejam presentes menores ou não fumadores.



Continua

1.09.2008

Menos empprego no Governo Sócates

É evidente que uma notícia destas só pode estar inserida na campanha de desestabilização de um governo inigualável, liderado por um primeiro-ministro inigualável ele também... E principalmente, claro está!
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Tratado de Lisboa ratificado pelo Parlamento!





Ver continuação em Cabalas.

Os uns e os outros

Ainda não me cansei de morder o osso mas há muito tempo que não me davam um tão bom onde afiar os dentes.

Afinal, ele pode fumar no casino
2008/01/07 | 17:30 || Cláudia Lima da Costa
Inspector-geral da ASAE foi apanhado a fumar depois da entrada em vigor da nova lei, mas Casino explica que António Nunes estava numa zona de fumadores.


Continua

1.08.2008

Olha a novidade!...


Não estávamos já "carecas"

(...)
...

Prevenção rodoviária brasileira

Ora aqui está

uma campanha

de prevenção rodoviária
(...)
...

Realmente, não faz sentido

Estou absolutamente de acordo com o ministro das finanças quando, a propósito do MillennieumBCP, afirmou que
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

O ridículo kills strongly

Ora, então, muito boas tardes!

Fique sabendo que corremos o sério risco de um dia destes ficarmos sem ninguém que nos governe, completamente abandonados à nossa sorte. Macaca, para mais!
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Importa-se de repetir?

(...)
Que lhe disse eu aqui, já em várias oportunidades?
(...)


Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Aldeia Global Portuguesa (8) - Birmânia - Myanmar

Fernão Mendes Pinto, o celebrado autor de “Peregrinação” acompanhou uma expedição a Malaca.

Dali alargou as suas viagens e, durante mais de 20 anos, percorreu as costas da Birmânia (actual Myanmar), Sião (actual Tailândia), Sunda, Molucas, China e Japão.

(...)


Segue em O Sítio do Ruvasa 2

...

Direito de escolha

A minha raiva com esta Lei Anti-Tabaco não é a lei propriamente dita mas o espírito que a orienta. O meu post anterior sobre o assunto foi cómico mas este será sério. A coisa levantou questões tão graves que nem sei por onde começar.
Talvez por isto. O povo é ignorante, muito ignorante. A dona de um cafézinho aqui do bairro decidiu que o café dela (aí uns 20m2, se tanto) vai ser para fumadores. Foi daí, comprou o dístico azul e disse "aqui fuma-se". Totalmente ignorante da lei, não sabe que não lhe foi dado direito de escolha. Nem sabe que a qualquer momento lhe pode entrar um gajo pela loja adentro e multar à vontade. É assim a ignorância. É por isto também que o povo não se revolta quando é preciso. E a mim o que revolta é a ignorância.

Continua

1.07.2008

"Tropa de elite"

Vi, ontem, ao serão, em DVD, o filme brasileiro "Tropa de elite" (Elite squad), de José Padilha, que retrata o quotidiano do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) no combate aos gangs do narcotráfico nas favelas do Rio de Janeiro, que foi estreado no Brasil, em 5 de Outubro passado.

(...)


Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Haikai do voto nulo

Sr tanto te lamentas
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

O menino de Lapedo

( ... )

Segue em O Sítio do Ruvasa 2
...

1.06.2008

Hakai da mágoa

( ... )

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Ainda a idiotia Alcochete <-> Ota

Cá andamos a persistir na mesma idiotia.

Que o LNEC iria entregar um relatório inconclusivo, já cá se sabia...
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

1.05.2008

LEI ANTI-TABACO

Mais uma fogueira em que as achas dos fumadores e não-fumadores atiçam o fogo da divisão do popularéu, enquanto os "senhores", dividindo-o, melhor (des)governam.


Victor Rosa de Freitas, do blog VICKBEST

Haikai do néscio

(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Pena é...

... que a imagem do ilustre comentador de tudo, opinador de ainda mais do que tudo e concretizador de nada (...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2
...

Só pode ser equívoco...

Na verdade, depois de tantas festarolas - com foguetes e fanfarras, discursos inflamados de que somos os melhores do mundo e subúrbios - a que acresceu a encantadora e tranquilizante mensagem de Natal de SExa que nos vexa (...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Vai uma aposta...

... em como ainda aparece por aí um iluminado, dizendo que culpa é do Bush?

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

MillenniumBCP cada vez mais na mesma...





As comadres zangam-se a sério.
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Haikai - A vergonha

(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

1.04.2008

OBRIGADO PELO CONVITE

É com imenso prazer que aceito o convite do Henrique para participar neste seu blog. Vivemos tempos difíceis em que os "senhores" que deveriam velar pela coisa pública não fazem outra coisa senão tomar "medidas" que o público não entende, mas, antes pelo contrário, vive "aterrorizado" por elas. Há que sacudir o "jugo" que nos querem impor. SEMPRE.
Um abraço fraternal ao Henrique e aos "HUMANOS".
Victor Rosa de Freitas

O Blog

Sem deslustre para os demais - há muitos com suficientes predicados, os mais variados, para justificarem uma referência - ao pensar num blog que, durante o ano que findou, mais fez jus a um destaque muito especial, de imediato me vem à mente o Do Portugal Profundo, de António Balbino Caldeira.

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Palavras para quê?

Então?!

Acaso não serão
artistas portugueses?

As putativas

“Onde está a liberdade dos não cristãos quando se vêm colonizados, sem escolha, por símbolos religiosos do cristianismo”? – Fernanda Câncio, Diário de Notícias, 29 de Dezembro de 2006


As putativas

1.03.2008

Haikai contra política cega

(...)

Entrudos

O nosso Presidente da República mandou uma boca no sentido de se remendar a moralidade tiocrática que pulula por aí­. Deu a dica ao governo para se reduzir o salário dos gestores de empresas.
hora absurda IV

Aldeia Global Portuguesa (7) - San Diego (USA) e Oaxaca (México)

João Rodrigues Cabrilho ou Carrilho (mais vulgarmente conhecido pelo nome espanholado de Juan Rodríguez Cabrillo) foi um navegador e explorador português do século XVI.
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Obrigado António Antunes


Este senhor é o Sr. Dr. António Nunes, Presidente da ASAE.
Acaba de demonstrar uma coragem inusitada para quem ocupa um lugar tão relevante.
E, o que é que ele fez?

Ver continuação em Cabalas.

1.01.2008

A “ditadura do sistema”

Li as opiniões de António Barreto e Pacheco Pereira sobre o regime socrático, publicadas no Expresso do último fim-de-semana.

A “ditadura do sistema”

Haikai de 1º dia do ano

Tudo estava bem
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2