7.29.2007

Otários e consumistas (4)

Marx e Engels falam muito da «luta de classes», viam na contínua sucessão de tios o verdadeiro e único motor da História.
hora absurda IV

7.27.2007

Os pandas de Sichuan

Sichuan é uma província chinesa que faz fronteira com o Tibete.
É também o habitat natural do panda gigante do qual ainda sobrevivem uns mil no meio da floresta.

Ver continuação em Cabalas.

Deixem-no trabalhar!

Cavaco Silva dizia que “nunca tenho dúvidas e raramente me engano”; o que Sócrates quis dizer ao longo da entrevista na SIC é que nunca se engana e raramente tem dúvidas. Se juntarmos os dois, a ausência de oposição credível, o poder do leviatão europeu e a apatia da sociedade civil, o desastre é completo.

Deixem-no trabalhar!

7.25.2007

Se o diz talvez seja porque o sabe...

A crítica é olhada com suspeita, o seguidismo transformado em virtude

Contra o medo, liberdade

(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2
...

À atenção de Sócrates

Sobre a entrevista de Saramago em que este escritor previa que, com o tempo, Portugal acabaria por se integrar em Espanha, o Diário Espanhol El Pais publicou um extenso texto em que, a certa altura escreve (negrito meu):

"Os portugueses têm Espanha que chegue.Os seus jovens mais pobres e dinâmicos cruzam a raia para trabalhar em Espanha. Os hotéis lusos recebem milhões de turistas espanhóis que compram desalmadamente nas suas lojas. Muitos têm maridos, mulheres e trabalhos espanhóis; os seus filhos estudam cada vez mais a língua espanhola; os bebés do Alentejo nascem em Badajoz".

Ver a continuação em Cabalas.

7.24.2007

Duas notas sobre a questão do aborto


Deixo aqui, sem comentários - até porque são desnecessários... - duas notas sobre a questão do aborto, a fim de que quem isto ler ajuize por si:
(...)
Segue em O Sítio do Ruvasa 2

7.23.2007

O Verão mais quente de sempre e o efeito de estufa antopogénico

SOS Meteores foi uma história publicada no Tintin belga em 1958/59 em que os heróis da história, Blake e Mortimer, combatiam um poderoso grupo internacional que tinha instalado uma série de estações capazes de alterar o tempo à vontade.
Claro que isto era ficção científica da mais pura ou, diga-se antes, da mais delirante. É actualmente impossível e provavelmente sempre o será, alterar o tempo que vai fazer. Em rigor nem sequer se consegue prever o tempo quanto mais altera-lo.

Ver continuação em Cabalas.

Dois pesos e duas medidas ou Maomé e os princípes das Astúrias


Um juíz da Audiencia nacional espanhola obrigou à retirada da circulação deste número da revista espanhola El jueves, ao fecho da sua página na Internet, etc.
Segundo parece andaram polícias de quiosque em quiosque a caçar as revistas e a enfia-las nas carrinhas da polícia (ver aqui).
Isto tudo porque na legislação espanhola ofensas à família real podem ser punidas com penas de prisão até dois anos!

Ver a continuação em Cabalas.

7.22.2007

Continua a grassar a estupidez

Nos partidos continua a grassar a maior estupidez. É que já nem se trata de mera falta de senso. É estupidez mesmo.
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

7.20.2007

Cumpriram ou não cumpriram, hein?

Nas recentes eleições para a Câmara de Lisboa, ainda que com uma miséria de votos, inferior à do perdedor Carrilho de há dois anos, António Costa venceu com facilidade.
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

7.18.2007

Faz falta um Aldo Moro

A seguinte parangona de um jornal causou-me arrepios: “Obrigada a ficar acamada na escola – Junta médica mandou trabalhar funcionária com quatro tumores e acabada de operar”.

Faz falta um Aldo Moro

7.17.2007

Saramago e a Ibéria

Saramago defendeu numa entrevista ao Diário de Notícias a União de Portugal e Espanha considerando-a inevitável.

Bom, vamos por partes...

Para já, as opções visíveis sobre uma estratégia futura para Portugal passam, pelo menos, por:


Ver continuação em Cabalas.

7.15.2007

Lisboa é Portugal: As Eleições vistas da Paisagem

O bater de asas de uma borboleta em Lisboa tem mais impacto que um tornado em Braga. Por muito dolorosa que nos seja, esta variação da teoria de Edward Lorenz espelha o caos nacional sintetizado nestas eleições de Lisboa.

continua aqui

Eleições em Lisboa



Os resultados da eleição autárquica lisboeta, hoje ocorrida, não constituem qualquer surpresa seja para quem for, com um mínimo de noção da coisa política. Desde logo a questão da abstenção.
(...)

Segue e O Sítio do Ruvasa 2

Proposta decente e... irrecusável!


Que me dizem
à ideia de fazermos uma quete,
(...)


7.14.2007

O Eixo do Mal em acção...

Já me referi várias vezes ao problema dos biocombustíveis (ver por exemplo Biocombustíveis e Ainda os biocombustíveis).
Agora temos o Presidente dos Estados Unidos (e o seu mano, Jeb Bush) entusiasmados com os biocombustíveis e a fazerem negócios com o Brasil para este país converter alguns milhões de hectares na plantação de cana-de-açucar para a produção de etanol e a União Europeia a impor metas para substituição de não sei quantos por cento do petróleo que consome por etanol.

Ver a continuação em Cabalas.

Otários e consumistas (3)

A evolução da sociedade das bestas é orientada pelos valores da sua vanguarda que são as bestas consumistas, elas próprias vítimas da máquina de propaganda tiocrática, «os merdia», que veicula a ideologia, religião e moral dominantes, sendo estas, naturalmente, concordantes em tudo.
hora absurda IV

7.13.2007

O Cimento Dói

As conversas de rua e de café, no escrupuloso respeito pelo superiormente sugerido, repetem em surdina o que não há coragem de vociferar com clareza. O povo gosta e repete a dose com a mesma naturalidade com que se esconjurou na recepção clamorosa dessa tal Fátima Felgueiras que, culpada ou inocente, fugiu à justiça e virou costas às leis do país.

Braga é uma terra peculiar, uma espécie de cumulado de negócios de sacristia, cujos contornos são difíceis de entender e ainda mais tortuosos de explicar. Entendo-os mas abstenho-me de os comentar, limitando-me a deleitar, mas sem narcotizar, ante a melodiosa surdina. Porque se há jornais que são boletins, também haverão muitas perversões da democracia que, não se vendo com idêntica clarividência, acabam por encantar a cidade.

Continua aqui.

Jogo de treino para uso em seminários...

Encontrei na vasta Internet este interessante jogo que, creio, deve ser usado como jogo de treino em seminários, na cadeira de Defesa do Bom Nome da Igreja:

Ver em Cabalas.

Receita para subtrair governantes a aplausos exagerados




Exmo senhor Pinto de Sousa,
(...)

Segue em O Sitio do Ruvasa 2
...

Otários e consumistas (2)

As bestas consumistas, embora não tenham a mínima consciência disso, são as que alimentam toda a economia tintureira em que as bestas otárias se tornam cada vez mais vadias e pedintes e os tios (os donos da tintura) ficam cada vez mais tios, a tal ponto que até conseguem tornar-se os donos de toda a tintura nacional, e passam a impor todas as políticas que os governos devem praticar no sentido de arrecadarem o máximo de tintura no menor período de tempo.
hora absurda IV

7.10.2007

Carta ao primeiro-ministro

Pelo extremo interesse de que se reveste e sem comentários, por desnecessários para avaliação de lisura de procedimentos transcrevo abaixo uma carta hoje enviada ao primeiro-ministro pelo professor jubilado do Instituto Superior Técnico com os anexos que acompanharam a referida carta.
(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2
...

7.09.2007

A vergonha e a humildade dos "judites"

A Polícia Judiciária está incomodada e envergonhada mesmo, tendo o seu Sindicato pedido já publicamente desculpa aos Portugueses.
(...)

Segue em O Sitio do Ruvasa 2

7.06.2007

Liberdade de Expressão

“Porque essa nódoa fez regressar Portugal aos tempos em que havia condicionamento da liberdade de expressão.” Quem terá proferido esta afirmação?

Resposta em vídeo, aqui.

7.05.2007

Nationalsozialismus in Portugal ?


As consciências começam a acordar da letargia em que têm estado e as vozes começam já a ouvir-se por aí, cada vez mais numerosos decibéis, a cada dia com maior acrimónia.

(...)

Segue em O Sítio do Ruvasa 2

Garcia Pereira tem razão


Garcia Pereira, o eterno candidato do MRPP a todas as eleições que vêm decorrendo no País e por quem, sem esforço e não obstante não perfilhar os ideais, tenho consideração pessoal e política que que não consigo ter pela maioria dos figurões idiotas que por aí andam, estava há pouco, na Revista de Imprensa da Sic Notícias, a perorar acerca da "indecência" que é não se dar a todos os partidos concorrentes às eleições autárquicas de Lisboa o mesmo tratamento.

(...)

Segue em O Sitio do Ruvasa 2
...

"então peçam para sair da União Europeia"

Ouvi na rádio uma qualquer visita do cidadão europeu que actualmente ocupa o cargo de Ministro da Agricultura e Pescas de Portugal em que teve de enfrentar um grupo de pescadores.

Estes pescadores protestavam pelo estado em que estão as pescas e, um deles, referiu que desde que aderimos à União Europeia a frota de pesca portuguesa tinha sido reduzida, se a memória não me falha, em quarenta e tal por cento.

Aí o Senhor Ministro, com evidente enfado disse "então peçam para sair da União Europeia"!

Ver a continuação em Cabalas.

7.03.2007

A espada de Dâmocles


Lisboa e Bruxelas (Comissão Europeia) acordaram o QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) que se traduz em apoios no valor de 21,5 mil milhões de Euros.
Parece muito, não é?
Bom, para já é para o período 2007-2013...

Mas recordemos o anterior quadro de apoio, o QCA III que era para o período 2000-2006.

Veja-se, por exemplo, aqui.

O Quadro anterior, para um período de tempo igual tinha o valor de 4,2 mil milhões de contos, o que em Euros dá 21,1 mil milhões de Euros...

Houve portanto um aumento de uns 400 milhões de euros, isto é, de uns 2% em sete anos, inferior portanto à inflação.

Ver a continuação em Cabalas.

7.02.2007

Quem elegeu Sócrates?

Eu pensava que Sócrates tinha sido eleito pelo povo português para Primeiro Ministro de Portugal. Eu e muita gente...

Leio agora que na sala Tejo do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, Sócrates reuniu-se com um grupo de jovens e, entre outras aleivosias, afirmou que o tratado reformador é a "prioridade das prioridades" do seu trabalho na Presidência Europeia que hoje começa.

Ver a continuação em Cabalas.

7.01.2007

Os responsáveis


António Costa prepara-se para, com uma perna às costas, sem mérito especial e com enorme ajuda do governo do senhor Pinto de Sousa (o próprio Costa se encarregou já de o confirmar, propalando aos quatro ventos que o Governo o vai ajudar a pagar as dívidas da CML), vencer as próximas eleições na autarquia de Lisboa, em 15 do corrente.
(...)

Segue em O SITIO do Ruvasa 2
...

Perguntas a fazer sobre a nossa política europeia (no pressuposto que a temos)

Pacheco Pereira escreveu na Sábado e reproduziu no seu blog Abrupto uma série de perguntas sobre a nossa política europeia que não resisto a transcrever e a comentar (os meus comentários estão em itálico):

- Qual é (foi) a posição portuguesa em relação ao novo tratado europeu?

A posição portuguesa é simples, é igual á alemã.

Ver a continuação em Cabalas.